Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho Gaguim conseguiu o voto de todos os deputados Gaguim conseguiu o voto de todos os deputados
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - koró Rocha
  • Foto - koró Rocha
  • Foto - koró Rocha
  • Foto - divulgação Dicom A.L
  • Foto - divulgação Dicom A.L
  • Foto - divulgação Dicom A.L

O atual presidente da Assembleia Legislativa tocantinense, Carlos Gaguim (PMDB), recebeu 100% dos votos dos deputados na sessão para escolha do novo presidente da casa para o biênio 2009/2010, no início da noite desta quarta-feira, 02. A votação unânime o reconduzirá à presidência, com posse marcada para 1º de fevereiro do próximo ano.

Se na eleição passada para presidência da atual legislatura o clima era de “adrenalina total” como definiu o deputado Amélio Cayres (PR) – a eleição terminou empatada em 12 a 12 e Gaguim assumiu por ter na época uma legislatura a mais que seu concorrente direto e representante do Palácio Araguaia, César Halum (DEM) -, desta vez tudo correu tranquilamente para o homem da camisa vermelha.

A eleição da mesa foi consensual com a chapa única obtendo a integralidade dos votos dos 24 deputados. Gaguim se tornou uma unanimidade na casa, teve o apoio também dos servidores que encheram a galeria para acompanhar a votação e aplaudi-lo.

Ao final da votação os parlamentares cumprimentaram Gaguim e foram novamente unânimes ao destacarem a gestão democrática do presidente. O deputado Raimundo Palito (PP) não perdeu a oportunidade para fazer uma brincadeira e provocou risos entre os presentes, ele disse: “esta foi a eleição mais difícil que já fiscalizei”.

Todos os deputados fizeram questão de se pronunciar. Amélio Cayres ressaltou a forma “simples e democrática” do presidente, principalmente com os colegas. Palito disse que Gaguim plantou e estava “colhendo os frutos do bom relacionamento com todos os deputados e funcionários”.

Fabion Gomes (PR) disse que Gaguim caminha para ser “uma das maiores lideranças do Estado” e o companheiro e 1º secretário da atual mesa, Iderval Silva (PMDB), ressaltou que “se continuar sendo companheiro e amigo chegará sim a governador do Estado”.

Paulo Roberto (DEM) agradeceu a confiança de Gaguim por acolhê-lo como 1º Secretário, “é o legislativo que está se tornando grande com vossa excelência na presidência”, disse.

Outro que fez referência ao crescimento do presidente foi o deputado do PT, Manuel Queiroz, carinhosamente chamado por ele de Queirozinho do Povo. Ele disse para Gaguim ficar de "olho no Palácio (Araguaia), porque com certeza o palácio está de olho em vossa excelência”, disse.

A última fala coube à deputada estadual Solange Duailibe (PT) que lembrou o “ar de liberdade” que o poder legislativo tem respirado na atual presidência. Ela ainda lembrou que dizem que toda unanimidade é burra, mas que neste caso Gaguim tem seus méritos.

A nova Mesa Diretora da Assembléia que vai tomar posse no próximo ano fica com a seguinte formação: presidente, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), primeiro-vice-presidente, Júnior Coimbra (PMDB), segundo- vice-presidente, Eduardo do Dertins (PPS), primeiro-secretário, Paulo Roberto (Dem), segundo-secretário, Stalin Bucar (PSDB), terceira-secretária, Luana Ribeiro (PR), e quarto-secretário, Manoel Queiroz (PT).

Carlos Gaguim encerrou a sessão agradecendo o apoio dos deputados, dos servidores da Casa, amigos e familiares. “Agradeço a consideração de todos que apoiaram na condução deste Parlamento e, neste momento, quero reafirmar meu compromisso de realizar um trabalho conjunto com todos vocês”, finalizou.

 

(Umberto Salvador Coelho)