Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Um grupo de estudantes que se encontra acampado na praça do Paço Municipal de Palmas, com objetivo de discutir com o prefeito Raul Filho o aumento na tarifa do transporte coletivo, será recebido na segunda-feira, 1º de junho. Na reunião, mais uma vez, serão esclarecidas as análises técnicas da planilha que resultou no aumento da passagem para R$ 2,10. O grupo é formado por representantes de instituições de ensino superior e de escolas do ensino médio.

A manifestação dos estudantes iniciou ontem, quarta-feira, 27, com protestos na Estação Apinajé (próximo aos Correios). Antes de montarem acampamento na praça do Paço eles percorreram, em passeata, algumas avenidas da cidade.

Nesta quinta-feira, o prefeito se encontra no Bico do Papagaio, região norte do Tocantins, onde às 19 horas, prestigia em companhia do superintendente da Caixa Econômica Federal, Raimundo Frota, a inauguração da agência da Caixa de Tocantinópolis.

Melhorias no transporte público

A Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) informa que, atualmente, cerca de 7.500 estudantes são beneficiados com linhas gratuitas no sistema de transporte coletivo de Palmas. Dentre as medidas de melhorias no transporte coletivo da capital anunciadas no ultimo dia 11, pelo presidente da ATTM, Silvio Cunha, está a criação e ampliação de mais linhas para atender os estudantes da capital.

A linha 9 – JK/UFT do centro e da região norte da capital, é gratuita e atende com 52 horários semanais. Já na linha 10 HGP/UFT foi prolongado o percurso para dar maior atenção aos alunos da região das Arsos.

Como novidade a ATTM informa a criação da linha 12 – JK/capim Dourado/UFT, para atender os alunos da região Leste e centro de Palmas. A linha 1H (Eixão), com 245 horários, contempla os universitários da Fapal, Católica, Eadcon e Ulbra.

Outra medida que já está em vigor é o prolongamento da linha 18, que antes tinha seu ponto final na Estação krahô e agora tem seu prolongamento até a Ulbra. De acordo com dados do Seturb, em Palmas, atualmente, 31.818 estudantes pagam meia passagem.

(Umberto Salvador Coelho)

Da redação com informações Ascop