Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Mais um espetáculo contemplado no programa municipal de incentivo à cultura "Palmas pra Cultura", promovido pela Prefeitura de Palmas, será apresentado ao público. O espetáculo de dança contemporânea Por entre Vãos, da bailarina, coreógrafa e produtora Daniela Perez, estréia nesta sexta, 19, no Theatro Fernanda Montenegro.

O espetáculo ficará em cartaz no Theatro Fernanda Montenegro do dia 19 ao dia 21 de outubro. A estréia acontece nesta sexta-feira, às 21h. No sábado, 29, a apresentação acontece às 21h e, no domingo, 21, às 20h.

Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Theatro, a partir das 18h, pelo valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O espetáculo tem o patrocínio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Mais informações pelo telefone (63) 3218-5167.

O espetáculo

A Casulo Cia. de Dança, idealizada e dirigida por Daniela Perez, é a responsável pelo espetáculo, premiado com o Edital Municipal de Incentivo a Cultura Palmas pra Cultura e resultado de 6 anos de pesquisa corporal da bailarina, com a parceria de Dennis Rodrigues no elenco. Ambos são coreógrafos da Cia. de Ballet Municipal. O espetáculo tem duração de 40 minutos e classificação livre.

Por entre Vãos fundamenta-se na Teoria de Movimento de Rudolf Von Laban (percussor da dança moderna e das vertentes dança-teatro e dança educativa). Tem em seu título uma alusão poética sobre as relações corpo-espaço. O corpo, que é o espaço cênico ao mesmo tempo que o preenche. O corpo como um lugar para a dança e a dança como um lugar para o corpo e para as relações entre os indivíduos, comunica de forma poética apresentando frestas, brechas e vãos de livre interpretação simbólica.

O trabalho tem uma proposta inovadora, repleta de estímulos sensoriais que envolvem e fomentam a interação com o público pelas imagens suscitadas e estruturadas em 5 cenas intercaladas por textos poéticos. Tem na cenografia, trilha sonora original (composta especialmente para o espetáculo, com intervenções executadas ao vivo pelo músico Heitor Oliveira) e na iluminação elementos e condições cênicas integradoras e essenciais na obra coreográfica.

Durante o espetáculo, bailarinos e músico compartilham o espaço cênico propondo uma reflexão sobre o papel do artista como criador-intérprete e imprimem uma identidade própria à obra, delineando novos modos de fazer dança com características de um trabalho autoral singular e inovador, onde o elenco e a platéia fazem parte da construção do espetáculo.

O elenco

Daniela Perez é graduada em Dança pela Faculdade Paulista de Artes (SP), pós-graduada em Psicologia Transpessoal com Abordagem Corporal pelo Instituto Serra da Portaria (GO) e Instrutora do Método Pilates pelo Physicalmind Institute - NY.

Dennis Rodrigues é bailarino e professor de ballet clássico, provisionado pelo Conselho de Educação Física de Brasília. Atuou como diretor de Ballet do SESI e da Meia-Ponta Cia. de Dança, coreografando recentemente em parceria com a bailarina Leidy Escobar.

Heitor Oliveira é clarinetista, compositor e regente, graduado em Regência pela Universidade de Brasília, mestre em Composição Musical pela Universidade Estadual do Texas. É professor de Linguagem e Estruturação Musical, além de Regente do Coral Municipal de Palmas.

Ficha Técnica da obra

Concepção, Direção e Produção: Daniela Perez

Bailarinos-Criadores-Intérpretes: Dennis Rodrigues e Daniela Perez

Músico-Compositor-Intérprete: Heitor Oliveira (Pesquisa, Composição, Programação, Percussão Corporal e Voz)

Contrabaixo Acústico: Diego Britto

Voz Feminina: Glacielle Borges Torquato

Textos: Daniela Perez

Produção e Gravação de Estúdio: Jonatan Piesanti

Iluminação: Mauro Guilherme, Moisés dos Santos e Camilla Rodrigues

Assistência Técnica: Francisco Lustosa e João Neto

Assistência de Ensaio e Produção: Camilla Rodrigues

Cenografia: Roberto Sergio

Figurinos e Assistência de Produção: Patricia Fregonesi

Cabelo: Hélia Cabeleireira

Designer Gráfico e Fotos: Djan Henneman

Técnica de Pilates: Andreia Dias

Fisioterapeuta: José Henrique Oliveira de Munhoz

Realização: Casulo Cia. de Dança Contemporânea (com informações da Casulo Cia. de Dança).

Ascop

Tags: cultura, Palmas, sesi