Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A menos de um mês para as Eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou nesta terça-feira, no Espaço Cultural de Palmas, o treinamento para os mais de dois mil mesários que irão trabalhar no dia das eleições somente na Capital. O objetivo é instruir os voluntários sobre as atividades a serem executadas durante o pleito municipal. Ao todo serão mais de 13 mil mesários em todo o Estado.

A preparação dos mesários é rápida segundo o chefe de Cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Adielson Gonçalves. “O treinamento dura cerca de uma hora e meia e ao final cada mesário saberá precisamente a função que irá desempenhar no dia da Eleição”, declara.

Em Araguaína, sede das 1ª e 24ª Zonas Eleitorais o treinamento acontecerá nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório da Universidade Católica, onde 1.072 pessoas se capacitarão para as funções de primeiro-mesário, segundo-mesário, secretário e presidente de seção. “Somente com o auxílio dos mesários é possível a Justiça Eleitoral realizar as Eleições”, afirma o chefe de Cartório de Araguaína, Amilton Brasileiro.

Em Gurupi, maior cidade da região Sul do Estado e sede da 2ª Zona Eleitoral, o treinamento já está em fase final e estará concluído até o próximo dia 20, quando 756 mesários estarão capacitados a atuarem nas mesas receptoras e de justificativa. Gurupi ainda contará com 43 mesários reservas.

Durante o treinamento, os mesários receberão informações sobre a instalação da seção eleitoral, montagem da seção, instalação da urna eletrônica, justificativa eleitoral, propaganda eleitoral na seção, atendimento dos eleitores e outras orientações.

A metodologia aplicada consiste na divulgação de um vídeo de instrução, uma palestra ministrada pelo chefe do cartório eleitoral e de uma parte prática, com a utilização de várias urnas eletrônicas de treinamento. Os mesários também receberão um manual de instruções para ser utilizado no dia do pleito e terão total suporte dos Cartórios Eleitorais durante todo o período de votação.

 

Fonte: TRE