Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Jodevaldo Pereira

O Seminário de Fortalecimento das Cadeias produtivas locais é uma das ações do Projeto Tecnologias Sociais, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. Como parte das atividades da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Tocantins o evento foi realizado no último sábado dia 20 no auditório do Sebrae em Araguatins, a 600 km de Palmas, para Capacitar e orientar integrantes das colônias de pescadores da região do Bico do Papagaio.

Pescadores de Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Sampaio, Tocantinópolis e Araguatins beneficiados com o projeto Tecnologias Sociais participaram de palestras sobre como transportar, acondicionar e a comercializar o pescado.

O professor Pedro Ismael Mujica coordenador do subprojeto Rede Peixe na região ministrou palestra sobre a maneira correta de processamento, como aproveitar todas as partes do peixe. “Quando o consumidor vai comprar um pescado ele quer cada vez mais que o peixe esteja pronto para o consumo. E quando o pescador realiza todos estes procedimentos de forma correta ele consegue agregar mais valor ao produto”, explicou.

Os pescadores ainda receberam orientações de professores e pesquisadores da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins sobre cooperativismo, economia solidária e desenvolvimento econômico sustentável. Para o pescador Gilvan Freire Brito, de São Miguel do Tocantins, o seminário foi de muita relevância. “Porque antigamente a gente não tinha isso aqui na região, agora com as cooperativas a classe foi valorizada e nós conseguimos comercializar melhor o pescado”, conta.

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia prossegue até esta segunda feira, 22, com a abertura da III Semana Acadêmica e a XIX Jornada de Iniciação Científica da Unitins, com o tema “Educação, Justiça e Desenvolvimento Regional”, que acontece às 9 horas, no auditório da instituição, em Palmas.

Tecnologias Sociais

O projeto Tecnologias Sociais é desenvolvido pela SECT em parceria com a FINEP – Financiadora de Estuados e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Sebrae.

Executado por pesquisadores e estudantes bolsistas da UFT, Unitins, Fundação Unirg e IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, o Tecnologias Sociais é composto por quatro subprojetos, que estão sendo executados no Sudeste, (Cadeia produtiva do Leite e Formrede), Bico do Papagaio (Redepeixe) e no Jalapão (Jalamel). Nestas regiões estão localizados os municípios com menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Estado.