Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O presidente da Associação dos Moradores da Quadra 605 Norte em Palmas, Erenal Barbosa da Silva, denunciou em entrevista ao Conexão Tocantins na última semana, a falta de funcionamento de um complexo de saúde equipado localizado em uma Unidade de Saúde que seria para atendimento aos moradores da quadra.

Segundo informou Erenal, o complexo é localizado na Unidade de Saúde da 503 Norte, responsável pelo atendimento de saúde das quadras vizinhas, que juntos foram inaugurados em 2013, porém, a Unidade funciona desde a inauguração e o complexo exclusivo para a 605 Norte, até o momento, não funciona.

Erenal afirmou que já encaminhou ofício ao secretário de Saúde, Luiz Teixeira, e ainda que ligou por diversas vezes na Secretaria, mas que alegam a falta de equipamentos. Segundo Erinal, quando ele questiona funcionários da Unidade de Saúde sobre a falta de equipamentos, eles dizem que o que falta são apenas profissionais da área, pois, o complexo já está equipado. “Procurei os médicos e falaram que não está faltando nada de medicamento o que falta é material humano e eu vi os equipamentos instalados”, disse.

“Os funcionários dizem que o poder público não está com muita vontade de colocar em funcionamento e a gente que representa a comunidade tem que cobrar”, acrescentou. 

Agentes de Saúde

O presidente da Associação dos Moradores ainda denuncia a falta de agentes de saúde na região. Segundo Erenal, é necessário que os concursados da área sejam chamados. 

Semus 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informou ao Conexão Tocantins que o consultório será de odontologia, está em fase de instalação de equipamentos e ressaltou ter firmado um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde para a cessão de 15 odontólogos para a rede municipal, sendo que um será destinado à 503 Norte. Esta cessão está programada para entrar em vigor a partir do dia 23 de março.

Segundo a Semus, a Unidade de Saúde 503 Norte já possui uma equipe habilitada em Saúde Bucal onde o odontólogo cumpre carga horária de 40 horária semanais e que uma nova equipe está sendo providenciada.  

Sobre os agentes de saúde, a Secretaria Municipal informou que dispõe de quatro agentes de saúde​ para atender a região, sendo que um pediu exoneração recentemente, mas a vaga em aberto deve ser preenchida em breve, uma vez que a Semus já convocou outro concursado.​