Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Durante o Agosto Dourado, mês que é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação, o Hospital e Maternidade Tia Dedé, em Porto Nacional, implantou a Visita Guiada de Gestantes na maternidade. Essa é uma das ações estratégicas da Rede Cegonha para o parto humanizado, que tem o objetivo de familiarizar as grávidas com o ambiente hospitalar em que ela terá o bebê.

De acordo com a diretora geral da maternidade, Edith Aires, é comprovado que a partir do momento em que a gestante conhece a maternidade, ela consegue minimizar o medo e a ansiedade, facilitando a assistência na hora do parto. “A familiarização com o ambiente torna a mãe mais participativa no futuro processo de trabalho de parto e o hospital conseguiu implantar esse serviço com o apoio dos profissionais”, disse. 

Ainda segundo a diretora, qualquer mulher grávida pode conhecer a maternidade e a visita guiada acontece todas as quartas-feiras. Na maternidade, a futura mãe vai poder conhecer a sala de apoio à amamentação, o posto de coleta de leite materno e receber orientações de profissionais acerca da importância da amamentação para mãe e para o bebê.  As Unidades Básicas de Saúde estão orientadas a informar as gestantes sobre as visitas. “Entramos em contato com as unidades para ordenar o fluxo de gestante” lembrou a diretora Edith Aires.

Mais ações

Além de implantar o serviço de visita guiada, o Tia Dedé está com uma programação diversificada para o Agosto Dourado. A unidade ofereceu palestra com o tema “Amamentação: Uma chave para o desenvolvimento sustentável”, ministrada pela responsável pelo Núcleo de Educação Permanente, Liliane Cavalcante. Também na recepção do hospital há uma exposição dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua relação com a amamentação para sensibilização de todos os colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes. Foram expostos ainda fotos autorizadas de mães e seus bebês amamentando após o nascimento na maternidade.

A diretora Edith Aires reforça que o hospital tem a honra de promover ações e fala sobre o Comitê de Aleitamento Materno do Tia Dedé, que surgiu para promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno. “Por meio do comitê nós desenvolvemos políticas e ações para propiciar à criança o melhor início de vida possível, contribuindo para que, futuramente, o hospital seja credenciado com o Selo de Hospital Amigo da Criança, implementando os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, destacou.

Os profissionais da assistência também foram treinados adequadamente pelo curso Promovendo e Incentivando a Amamentação em um hospital Amigo da Criança (IHAC) e vem oferecendo como rotina as orientações necessárias e aconselhamento às mães da maternidade sobre a real importância e o manejo do aleitamento, amamentação de livre demanda, posicionamento do correto da pega, entre outras.

Posto de coleta de leite

Para atender às demandas de Porto Nacional e região e colaborar com os estoques do banco de leite humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, a equipe do Tia Dedé não mediu esforços para conseguir implantar o posto de coleta de leite na unidade.

O espaço é utilizado para coleta de leite e o material é encaminhado ao banco de leite do Dona Regina para ser pasteurizado. Depois de processado, parte fica no banco, como contribuição para o estoque, e outra parte é devolvida ao Tia Dedé para utilização.

Marcela Oliveira é uma das mães que já utilizou o serviço do posto, aprovou e convida outras mães a doação de leite e a ajudarem os bebês que precisam. “Quem puder doe, os bebês precisam, principalmente, os prematuros que já nascem necessitando do leite materno”, destacou.