Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins está representado pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) no evento “O chamado do cacique Raoni: grande encontro das lideranças guardiãs da mãe terra”, o qual reúne povos indígenas, convidados e parceiros na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, no Mato Grosso, nesta semana.

“Pretendemos reafirmar o compromisso com a agenda climática, construir alinhamentos e pontos de convergência dos órgãos, instituições e líderes indígenas na construção de uma agenda indígena”, explica a secretária da Sepot, Narubia Werreria, presente no evento ao lado do diretor de Fomento e Proteção da Cultura dos Povos Originários e Tradicionais, Célio Thorkã Kanela. A participação da Sepot “representa o reconhecimento do Estado do Tocantins como um governo que tem realmente compromisso com as questões ambientais e indígenas”, complementa a secretária.

Ainda de acordo com a gestora, o cacique Raoni, líder do povo Kayapó, “é um dos maiores líderes indígenas do mundo e referência na defesa dos povos originários, um ancião que temos o máximo respeito”. 

Programação 

O evento foi dividido em dois momentos: o primeiro reservado para atividades realizadas pelos e para os povos indígenas e o segundo para convidados e parceiros. Foram realizadas manifestações culturais, homenagens e momentos específicos para tratar de diversos temas, como desafios e avanços na defesa dos territórios, mudanças climáticas, cosmologia, implementação das demandas indígenas e compartilhamentos do conhecimento histórico e político do movimento indígena. (Secom/TO com informações do Instituto Raoni)