Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Salomão esteve à frente da Secretaria de Agricultura local por 11 anos.

Salomão esteve à frente da Secretaria de Agricultura local por 11 anos. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Salomão esteve à frente da Secretaria de Agricultura local por 11 anos. Salomão esteve à frente da Secretaria de Agricultura local por 11 anos.

O ex-secretário Salomão Barros, de 61 anos, acaba de lançar sua pré-candidatura pelo Podemos à Prefeitura de Tocantinópolis, no norte do Tocantins, na disputa das Eleições Municipais de 2024. O futuro candidato esteve à frente da Secretaria de Agricultura local por 11 anos e, durante período de três anos, acumulou também a chefia de Abastecimento, Obras, Infraestrutura e Transporte.

Em sua plataforma, Salomão traz uma agenda progressista com propostas para avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário. Seu objetivo, de acordo com suas próprias palavras, é fazer um governo mais humanizado e com proximidade da população para escutar diretamente os pedidos do povo e prestar satisfação aos votos que receberá.  

“Taxa 0 na conta de água para população de baixa renda, curso profissionalidade para os jovens, menos impostos para empresários que vão gerar emprego e renda na cidade, valorização dos profissionais da educação, turismo para movimentar a economia, saúde com atendimento na cidade, infraestrutura de qualidade e um programa habitacional com responsabilidade e compromisso com o povo”, cita Salomão, dentre as prioridades de seu governo.

Além dos anos a serviço da população de Tocantinópolis, Salomão foi secretário de Administração na Prefeitura de Filadélfia. Nesta mesma cidade começou sua trajetória política e implantou o Parecer Social, ajudando as pessoas carentes. Logo em seguida, retornou para Tocantinópolis para cuidar de sua família.

Exemplo em casa

Seu pai é Alziro Gomes de Souza, que foi prefeito e vice-prefeito de Tocantinópolis nos anos 60 e é reconhecido por fazer uma administração humanizada que marcou a história da cidade. Tão importante que é patrono do prédio da Prefeitura, emprestando seu nome para batizar o local. 

Alziro foi ainda deputado estadual pelo antigo Goiás, representando o Bico do Papagaio por duas legislaturas. Também serviu o povo como deputado federal pelo recém-criado do Tocantins e participou, inclusive, da constituinte de 1988 como presidente da Comissão de Transporte.

Já sua mãe, dona Iolete, foi importante figura feminina na cidade, inspirando muitas mulheres a buscarem o protagonismo de suas vidas. Batalhou junto com o marido durante sua jornada política com ações sociais e será lembrada por suas contribuições como primeira dama e cidadã.

Vida de trabalhador

Com 18 anos, Salomão saiu da casa dos pais para trabalhar como vendedor de Enciclopédia Barsa. Depois passou pela multinacional Sharp Corporation, vendendo televisores e aparelhos de som. Na sequência, foi funcionário do BEG (Banco do Estado de Goiás). 

Administrou a Transportadora Gregório, já em 1990, na cidade de Filadélfia, e depois foi gerente de uma usina de beneficiamento de gesso em parceria com o irmão Raimundo Simas. A empresa de gesso empregava 40 funcionários e fornecia o material para os estados do Tocantins, Goiás e São Paulo.

Junto com o conhecimento de vida que acumulou desde jovem, ele tem ainda o conhecimento acadêmico em Economia pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).